sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Encruzilhada


  

Autor: Diego P. G. Silva

Chega numa fase das nossas vidas que deparamos com a seguinte situação: estamos no final de uma rua, mas não é uma rua qualquer, é uma rua que caminhamos durante anos. E quando ela acaba você tem que tomar uma decisão.

Qual caminho continuar seguindo?

Seria mais fácil tomar uma decisão se não houvesse incontáveis outros caminhos. Contudo lá estão eles, lá estão as outras ruas e avenidas que você tem que continuar sua caminhada, que também são conhecidas como Graduações. E cada rua está com suas respectivas placas, e você olha pras opções sem saber o que fazer.

Engenharias, Ciências da Computação, Sistema de Informação, Psicologia, Matemática, Ciências Biológicas, Direito, Letras, Pedagogia, Publicidade, Mecatrônica, Contabilidade, Fisioterapia, Farmácia, Arquitetura, Medicina, Administração, Turismo, Odontologia, Serviço Social, e assim por diante, as ruas chegam a perder de vista.

Você pára, olha, observa, vê qual rua faz mais o seu estilo. Continua observando, lendo todas as incontáveis placas de ruas e o que cada uma tem a te oferecer. E a resposta não é dada e nenhuma decisão é tomada. O tempo está acabando e você começa a entrar em desespero.

Algumas pessoas quando chegam nesse momento da vida, não se preocupam. A rua delas está lá com um letreiro luminoso. Ela já tomou a decisão. Você vê essa pessoa que nem parou pra observar os outros caminhos e de certa forma sente inveja. Fica pensando: “Por que minha rua não tem um letreiro luminoso dizendo: ‘Ei, fulano, siga por aqui’? Por que eu tenho que parar nessa encruzilhada e tomar essa decisão tão difícil?”

Você olha para trás, e vê que seu caminho não tem mais volta. Tem a opção de continuar instalado em uma casa, a casa que você morou a vida toda com seus pais e teve tudo e às vezes não deu valor, e um dia quem sabe você toma a decisão de qual rua vai seguir. Mas não é isso que você quer. Você quer desgarrar da sua família. Você precisa escolher logo uma rua e seguir em frente para um dia fazer nascer sua própria família.

Você pensa novamente e vê que existe outros tipos de ruas: as ruas conhecidas como ruas técnicas. Técnico em Computação, Técnico em Radiologia, Técnico em Administração, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Contabilidade, Técnico em Logística. São ruas menores, que podem dar no mesmo lugar ou até em melhores. Pronto! Mais opções e mais coisas pra você pensar.

E você que achava que não tinha como piorar. E se você acha que está difícil tomar uma decisão, nem pense em olhar pra rua mais da direita. Ihh, olhou! A rua mais fácil, a mais acomodada, a rua que muitas pessoas seguiram. A Rua do Emprego e Mais Nada. A rua que você vai trabalhar, receber um pagamento razoável pra se sustentar, mas que não é uma rua garantida, você pode ser despejado facilmente dessa.

O tempo continua correndo. Você vai enlouquecer. Então toma uma decisão. A decisão que mais tarde você vai chamar de ‘a pior decisão da sua vida’. Mas saiba de uma coisa, a maioria dos caminhos que você poderia seguir, certamente iria chamar de o ‘pior’.

Pode acontecer de você desistir na metade do caminho e voltar para a encruzilhada e tornar a escolher outra opção. Alguns sortudos conseguem fazer a escolha certa, a escolha que os deixam ‘felizes para sempre’. Se é que existe o ‘felizes para sempre’. Talvez essa pessoa seja até você, e não aquela que não parou pra analisar os caminhos e que simplesmente entrou na rua do letreiro luminoso. Simplesmente acontece de você se ver bem com a rua que escolheu e com o lugar que acabou chegando.

No decorrer do todos os nossos caminhos teremos de fazer escolhas, teremos de decidir entre uma rua e outra. Entre continuar sentado na praça ou pegar a avenida principal.

Na maioria das vezes, são decisões bem difíceis que mudam toda a nossa vida. Mas são decisões que tem que ser tomadas. E só nós podemos fazer a escolha por nós mesmo. E é claro, apenas nós teremos que arcar com as conseqüências.

12 comentários:

  1. Adorei este texto, por que ele transmite a insegurança que nós jovens (e as vezes não tão jovens assim)temos quando vamos escolher o rumo da nossa vida. As vezes fico aqui em casa, pensando, pensando e pensando, sobre o que vou seguir, e chego a mesma conclusão de sempre "não sei e não sei". Não tenho tantas opções na cabeça como você sugeriu no texto, mas as três que tenho, já me deixam bastante confusa. Enfim, é nessas horas que eu queria muito ter uma bola de cristal para ver se eu vou escolher o rumo certo para a minha vida.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito pois me transmitiu uma única ideia que não sei qual o caminho certo a seguir pois não importa o que eu escolha eu um dia o chamarei de "pior", conforme o texto diz. Mais sei que se eu quiser vencer terei que escolher um, posso encontrar no meio desse caminho um cruzamento que me dará uma nova chance pra escolher o caminho, ou talvez não.
    Acho que não importa o caminho que eu escolha se eu o tomar como o meu caminho, não me arrepender de tê-lo escolhido, pois naquele momento poderia ser o melhor, talvez não certo, apenas o melhor, mais mesmo assim terei que o encarar e tentar chegar no final por mais dificil e arduo que ele seja!

    ResponderExcluir
  3. Esse desespero é a pior coisa que se pode sentir, a ideia de que com 17/18 anos você tem que decidir o que quer faze pelo resto da vida é msm horrivel.
    Parabéns Diego P. G. Silva, tenho certeza de que vc fez uma boa escolha quando chegou sua hora.
    Dah, o blog é mto promissor!!!!

    ResponderExcluir
  4. Dalila, não tenha medo.. um dia tudo melhora! (ou não)

    Sophia, uma bola de cristal seria mto bom mesmo! auhauhauha

    Heitor, eh isso mesmo.. q bom q gostou!

    Angelica, o pior eh q ainda não chegou minha hora. auhauhauhauha eu acho q eh mto horrivel mesmo!! obrigado pelo promissor! ;D

    ResponderExcluir
  5. Como não ter medo... Eh nossa vida inteira em 1 escolha... Mas, como você disse, um dia tudo melhora! (ou não)

    ResponderExcluir
  6. Diego, seu blog tem bastante potencial e vou adorar acompanha-lo.
    AGORA estou a par da situção e você pode ate achar que não chegou sua hora mas chegou. So que a diferença é que você escolheu um caminho maior que promete ser brilhante.
    bjs
    Angelica G. Dias.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do texto, sempre gosto de ler seus textos Diego.
    Talvez esse não seja o texto que eu mais tenha me identificado o que não é normal, pois estou em uma fase de escolhas tanto quanto todos nós. Não penso que sou uma das pessoas que possuem um letreiro me chamando, mas algo maior me move, um sonho de uma meninota pode parecer leviano, mas é um sonho e enquanto eu tiver forças lutarei para realizá-lo. Posso parecer alienada, mas sonhar e crer nos sonhos me motiva lutar pelo que penso ser o correto e me leva a escolher a rua que devo entrar sem muitas duvidas, pois não há um sonho que seja errado, pois sonho é sonho.

    ResponderExcluir
  8. wow ... você disse tudo nesse texto. É a pior decisão que alguém tem que tomar na vida. É a mais difícil, a mais insegura, a que dá mais medo, e com certeza a mais importante. Fazer o que? A vida é assim, e infelizmente todos nós temos que passar por isso um dia. Parabéns Didi!

    ResponderExcluir
  9. aaaahhh e quando a gente entra na rua errada, o que devemos fazer?

    ResponderExcluir
  10. Dalila, eh meio tenso a situação mesmo! =\

    Angelica, ah valeu pelo incentivo e 'brilhante' ;)

    Bia, obrigado bia!!! que bom ouvir suas opinioes aqui no meu humilde blog! =)

    Luh, vc eh tao boa em incentivar as pessoas que ainda nao escolheram que curso fazer na faculdade!! kkkkkk Obrigado Luh!!! :)
    Eh luh, isso eh mto dificil e chato qndo acontece neh?! mas fazer oq.. a vida eh assim! =\

    ResponderExcluir
  11. hauahauah Desculpe-me, mas é verdade. Passei e ainda estou passando por essa difícil decisão :l
    Você é um ótimo escritor Didi!

    ResponderExcluir