segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Escrever sobre o que?


Autor: Diego P. G. Silva

Primeiramente eu deveria tomar vergonha na cara, parar de escrever e ir fazer minha lição de matemática. Putz. Quem disse isso? Que coisa mais ridícula. Mas esqueçamos isso, não quero entrar nessa briga de letras versos números.
Além da matemática, tenho outros fatores que me dizem que não devo escrever.
Meu pai concordaria que um lote para eu capinar é muito mais útil que ficar aqui tentando passar o que penso para o papel. Que é uma baita perda de tempo. Meu irmão certamente iria dizer que isso é coisa pra veado e vagabundo, que eu deveria arranjar outra coisa para fazer, talvez até concordasse que deveria era capinar. Acho que minha irmã não falaria nada, nem se importaria. Mas também não seria uma leitora de nada que eu escrever. Minha mãe é diferente, ela iria gostar. Iria dizer que tenho talento. Mas mãe é mãe, não podemos ficar acreditando no que elas dizem.
Família é um bom tema pra se escrever. Mas escrever sobre parentes é bem arriscado. Expor sua opinião de maneira aberta e ainda registrar pode trazer grandes danos. Por exemplo, é bem arriscado eu escrever sobre meus tios e como eles cuidam da educação dos filhos deles. Seria uma briga feia. Ou então eu vir aqui criticar o número de vezes que minha avó vai à igreja. Ela se aborreceria seriamente comigo. Não porque eu falei dela, mas porque eu falei da igreja.
A igreja também é um inimigo nesse meu caminho de escritor. Vai que ela cisma que meus livros têm algo de errado e acaba colocando-os no INDEX, a lista de livros proibidos. Melhor nem pensar nisso.
E já que estamos falando de igreja, acho bom tocarmos no assunto polêmico de Deus. Deus é um cara bacana. Eu acredito nele. Tem me ajudado muito e sou eternamente grato. Mas para fazer uma síntese satisfatória, eu teria que tomar conhecimento de muitas religiões. E, com todo respeito, eu não to a fim de saber qual é dos mulçumanos ou dos judeus.
Eu aqui julgando tudo e todos, acho que está na hora de falar de mim mesmo. Não sei se seria certo escrever sobre mim. Sou um cara problemático. Sou muito inseguro. E me preocupo com a opinião de todos. Mas estou tentando melhorar.
Meu país. Seria um assunto legal pra se falar. Bem polêmico. Drogas, prostituição, política, futebol... Falar dos problemas dele é tão prazeroso quanto falar dos problemas dos vizinhos. Porque a gente mete a ripa e de certa forma não se importa muito com os resultados. Só sabemos reclamar. E reclamar é bem fácil.
Ficção, romance, aventura, suspense, policial, auto-ajuda. Com esses temas eu conseguiria escrever milhares de obras literárias que agradariam muita gente. Mas só de pensar na dor de cabeça que vou ter com as editoras e todo o processo de publicação, simplesmente desanimo de tentar agradar os meus ex-futuros-leitores.
E se escrevesse sobre sentimentos? É mais complicado, porque só estarei analisando aquilo que eu sinto. E falar dos sentimentos de um único e desconhecido cidadão não creio que seja o bastante.
Falar de assuntos técnicos requer o conhecimento, e eu ainda estou atrás desse cara. Vai vir aos poucos. Mas não penso que terei conhecimento suficiente de nada para fazer uma análise profunda sobre qualquer assunto. E isso requer tempo.
Então escrevamos sobre o tempo. Escrever sobre o tempo ou sobre o clima? Porque não podemos perder tempo escrevendo sobre o clima, ele é extremamente sensível, está em constante processo de mudança. Então é melhor deixar o clima para as pessoas que estão no elevador e não tem nenhum assunto melhor para puxar papo. E falar sobre o tempo não é legal, o tempo é um cara complexado, triste com sua vida e é muito poderoso. Ele pode simplesmente deixar a gente na maior ansiedade esperando que ele passe rápido ou simplesmente quando menos esperarmos ele já acabou.
Não sei se resta muita coisa que possa escrever. Se eu conseguir lembrar, eu falo. Mas no fundo, no fundo, o que eu mais sinto vontade de escrever é sobre TUDO. E qualquer dia desses, que não tiver nada pra fazer, numa tarde de um domingo tedioso qualquer, eu sentarei a frente do meu teclado e tentarei exprimir essa minha vontade.

15 comentários:

  1. Quanto mais leio o "Escrever sobre o que?" mais penso que seria ótimo ler um diário seu...
    Adorei ele, adorei ele como primeiro a ser postado e AMEI a interrogação.

    ResponderExcluir
  2. Caramba. Muito raramente eu me esbarrei em um texto humorístico de um escritor iniciante que tivesse tanta qualidade. Está realmente de parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Esse texto é ótimo, como todos os outros =)

    ResponderExcluir
  4. Tenho certeza que quando tu 'exprimir' essa vontade, algo de muito bom vai sair. De resto, devo concordar que escrever dá trabalho, que as pessoas rotulam como profissao de veado, que não dá dinheiro embora dê muito trabalho², que é vista como profissao de preguiçoso, que dá trabalho³ atrair os leitores...e por aí vai...

    e o q tem de bom? A mesma coisa de sobre o q tu tens vontade de escrever... TUDO!

    ResponderExcluir
  5. Meeu conto prefeerido ! ;DD
    Vouu leer de novo .

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito, Diego! Realmente fez a diferença, pois se trata de um escrever sobre o próprio ato de escrever. Recomendo que continue com esse estilo de texto, que você arrebenta!

    ResponderExcluir
  7. É tão bom ser acessora de um cara com talento . Assim o trabalho é menor . =)

    ResponderExcluir
  8. Vlw gente! Que bom ver que estão gostando!
    Causa uma sensação mto boa!
    Espero que continuem lendo e dando a opiniao de vocês!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Diego, ficou excelente seu conto ! Adorei, fiquei imaginando você escrevendo sobre cada um daqueles assuntos ....hahahhaha . ficou perfeito !

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Janaína!! =)
    Eu tbm fico imaginando.. mas na maioria das vezes eh so na imaginção mesmo! =\

    ResponderExcluir
  11. qualquer cooisa, eu poderia comentar aki.
    é vooc ta certo eu nem me importaria se vooc escrevesse algo, e nem seria uma leitora. mas so li por cuasa q falaria de mim aki. e prometi q se gostasse ia ler mais um. eeh ta aprovado. quando eu tiver animaçao eu leio mais. pois hje ja li o bastante. ahsuahushaushuahsuahsuahs '
    aah desculpa pelos erros de ortografia, poois não estou no Word onde a palavra errada destaca.
    beeijo, irmã dele aki. Raquel G. (:

    ResponderExcluir
  12. È um dos textos que mais gosto, pois achei muito original.Amei!!!

    ResponderExcluir
  13. Raquel, continua lendo viu?! uhauhauhauh
    pára de preguiça! Obrigado por aprovar! haha

    Mãe, tb gosto mto desse! Vlw!

    ResponderExcluir
  14. parabens diego, um melhor que o outro!!
    espero que você continue o seu livro que por sinal estava ficando ótimo!!
    Parabéns mesmo

    ResponderExcluir
  15. Vlw Maicon!!!
    pois é.. mas aquele acho q nao pego de nvo nao! =\
    mas pretendo algum dia escrever um sim!

    ResponderExcluir